top of page
  • Aganju Uh Anti Influencer

Resenha | MIXTAPE BOOM CLASSICS E A SAGA DO ABOMINÁVEL BIG TROLL

Universo 75 apresenta:



O Abominável Big Troll é um dos sobreviventes da explosão de uma usina de processamento de lixo tóxico, que literalmente varreu do mapa todo um bairro de SAJ SYSTEM, matando milhares e modificando a composição genética de centenas. Big Troll é um desses “modificad@s” , possuindo cerca de três metros de altura, força sobre-humana, pele esverdeada, garras, dentes afiados e uma extrema resistência ao álcool. No entanto, outro efeito da exposição ao lixo radioativo foi a manifestação de um grave transtorno dissociativo de identidade (dupla personalidade), que é materializado através do álter-ego: Mestre Bêbado.


É o ano de 2096 e estamos na distópica SAJ SYSTEM , onde carros e motos voam, bairros flutuam e drones armados matam os Ciborgues Pretos, ainda que com certa “dificuldade operacional”, já que esses Ciborgues Pretos descamisados possuem implantes robóticos nos braços, pernas , olhos, exoesqueletos de titânio e, até mesmo, melhoramentos neurais que os possibilita um desempenho sobre-humano em seus “pinotes”.


Nesse contexto, a mixtape Boom Classics é uma experiência polifônica de imersão criativa em uma das linhas narrativas multidimensionais do Universo 75. Nosso anti-herói: Big Troll , munido de speed flows, variações vocais e uma lírica abominável, percorre diferenciados cenários, vivências, reflexões e contradições em seu cotidiano na SAJ SYSTEM do ano de 2096, que apesar de algumas inovações tecnológicas, ainda é uma cidade onde a pobreza é crônica, o abuso de drogas é norma entre a juventude e, a violência contra pessoas pretas é um método de governo.


As sete tracks que compõem a Mixtape BOOM CLASSICS nos mostra um fragmento da versatilidade criativa e pericia rimática d@s Mcs que compõem o Universo 75. Big Troll é literalmente “Abominável” na arte do ritmo e poesia, hibridando métricas aparentemente contrárias dentro de uma variedade quase caótica de Speed Flows que o Mc dispara com a mesma naturalidade com que muda de personalidade em uma mesma música, ou mesmo verso: uma espécie de “dueto” entre Big Troll e a manifestação vocal de seu transtorno dissociativo de personalidade: o Mestre Bêbado.


A Mixtape Boom Classics foi produzida e gravada no segundo semestre de 2020, de maneira remota, articulando Studios Homes comunitários de três cidades do Recôncavo Sul baiano: Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. A Mixtape teve todos os instrumentais produzidos por Aganju Uh Anti Influencer, que também assinou a direção de arte. Cabe destacar que a principio não se tinha uma definição se o trabalho fonográfico seria uma Mixtape, EP , Demotape ou Álbum, só se sabia o conceito do trabalho: BOOM CLASSIS, que foi idealizado pelo próprio Big Troll, que já tinha uma série de rimas gravadas em beats livres de internet, no entanto, depois que teve acesso aos instrumentais de Aganju, Big Troll literalmente reescreveu todas as letras. De acordo Uh Anti Influencer:


O processo de criação da Mixtape Boom Classics apesar de remoto, foi uma experiência criativa visceral, que contribuiu enormemente pro meu autoconhecimento enquanto beatmaker e artista da musica rap de maneira geral. A mixtape foi construída/produzida/gravada nos últimos 5 meses do segundo semestre de 2020, onde além de produzir uma série de beats, também pude conduzir um processo de pesquisa musical junto a Big Troll , onde passei algumas obras fonográficas que poderiam municiar o Mc a dar mais densidade a sua proposta estética e lírica. Dentre a série de referências que estudamos nesses meses está o conjunto da obra de MF DOOM, Czarface, os trabalhos solos de Speed, os álbuns do icônico Coletivo Quinto Andar, além de muito rap britânico e uma série de bandas que são conhecidas por hibridar Rock and Roll com rap, a exemplo de Planet Hemp, Charlie Brown Junior, O Quadro, Rage Against The Machine, dentre outras referências. Esse processo de pesquisa foi fundamental tanto para mim enquanto beatmaker, onde pude construir uma textura particular nos instrumentai, assim como para Big Troll, que expandiu seu campo de criação lÍrica.


Para construir o arsenal instrumental da Mixe Tape BOOM CLASSICS, Uh Anti Influencer procurou coletar samples de metais de jazz nipônico, assim como sintetizadores de musica eletrônica. Somados aos samples, o beatmaker combinou sintetizadores de guitarras de rock and roll com uma técnica de sobreposição de baterias de diferentes gêneros musicais. Esse experimentalismo criativo aparentemente caótico – ou talvez seja mesmo - deu a textura particular da MixTape, que uniu a tradição do “bate cabeça” do rap underground, com o minimalismo da arte do sample, erigindo uma “cápsula” sonora que exigiu a construção de um neologismo: BOOM CLASSICS.


As rimas de Big Troll também seguiram a mesma direção experimentalista, caótica, visceral, divergente e, em certo sentido, iconoclasta dos beats de Aganju Uh Anti Influencer, de modo que, não há um tema único abordado na Mixe Tape. Big Troll compõe suas rimas com diferenciados elementos fonéticos, estéticos e performáticos, que dão conta de construir imageticamente cenários e experiências do cotidiano distópico da SAJ SYSTEM em 2096.


Amor, ódio, desejo, consumo abusivo de drogas, cotidiano masculino preto periférico, violência policial–miliaciana, terror racial , tragédia, humor, aventura, ação, distúrbios psicológicos e religiosidade, são alguns dos temas abordados por Big Troll em 19 min de exercício ousado de técnicas rimáticas, que unem a velocidade do speed flow, com variações vocais (sem auto tune), com uma infinidade de referencias estéticas de animes, series, filmes e desenhos animados.


A MixTape BOOM CLASSICS é o segundo trabalho da equipe de criação de música digital Universo 75 , de modo que, a Mixtape dá consistência a proposta de criação de uma subcultura na música rap do Recôncavo sul, como foi anunciado pelo coletivo desde o lançamento da Demotape Ronins / Yasuke & Ratori (2020). De fato, o Universo 75 é um projeto criativo ousado, que tem articulado a construção de fonogramas, combinados com ilustrações centradas na cultura do quadrinho e anime, bem como a construção de contos temáticos centrados na produção artística de Mc's do Recôncavo Sul. O Universo 75 tem alçado a noção de "persona criativa" a outro patamar, combinando experiências de vidas diversas de artistas das área 75, com ficções criativas, que são narradas através de instrumentais, letras, contos e ilustrações bem distintas na era da uniformização da música.


Por fim, destaco que a MixTape BOOM CLASSICS alça o Troll, ao Know How dos Mc's que se autoproclamaram e, posteriormente, foram aclamados, com a alcunha BIG: Big L, Big Pun, Notorius Big, dentre outr@s artistas que tornaram a palavra BIG sinônimo de uma gigantesca e inquieta capacidade criativa.


 


bottom of page